que abre espaço à profissão de
Administrador nas prefeituras
O empresário Marcelo Lacerda, o conhecido “Marcelo da Pousada”, lembra a importância que tem para o profissional formado em Administração a tramitação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 2910/2008, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador. A iniciativa é do seu partido, o PTB, através do deputado Sabino Castelo Branco, que apresentou o projeto pensando na otimização dos serviços, em especial o público, e considerando a precariedade que diversas administrações executivas municipais enfrentam. Um dos objetivos do documento é criar a obrigatoriedade de prefeituras municipais em contar, em seu quadro diretivo, com administrador devidamente registrado no Conselho Regional.
“Há muito tempo que Administração Pública deixou de ser aquela coisa feita apenas para atender um pequeno grupo de pessoas, em detrimento do bem maior, que é o bem coletivo. Por isso, toda prefeitura precisa ter em seus quadros a figura do profissional de Administração”, observou Marcelo.
O projeto justifica que “a Lei de Responsabilidade Fiscal foi, sem dúvida, um dos maiores avanços em termos de administração pública. Entretanto, as prefeituras municipais brasileiras ainda incorrem em situações que, muitas vezes por desconhecimento, levam ao bloqueio dos repasses federais. Isso ocorre, em especial, por nomeações quase sempre políticas de secretários, os quais devem, em última instância, zelar pelo bom desempenho administrativo dos prefeitos. Assim sendo, é fundamental a compreensão de que a presença de um administrador registrado, mais do que mera formalidade, é também fator de tranquilidade para o próprio prefeito municipal, muitas vezes imerso em outras responsabilidades”.
Prossegue o documento: “Embora a resistência a esse projeto de lei seja grande, não se pode negar que, de fato, a presença de pelo menos um administrador formado e registrado, nos quadros da prefeitura, é auxiliar no dia-a-dia do município, tendo a certeza de que áreas dotadas de especificidades e procedimentos próprios estarão sendo atendidas. O profissional administrador vem ocupando espaços de destaque com a evolução natural da capacitação e dos apelos que a modernidade impõe para o bom andamento dos empreendimentos empresariais. Portanto, parabéns a todos os profissionais administradores deste país e, em especial, aos administradores do meu estado, o Amazonas”.
Marcelo elogia o parlamentar do PTB e diz que foi uma atitude digna do seu partido. “Nada mais adequado, porque o PTB nasceu com a proposta de garantir direitos aos trabalhadores e lutar por um País mais justo, equilibrado e bom de se viver, com oportunidades para todos”.