Image Hosting by PictureTrail.com
500 milhões de reais e muito mais
Município concebido nos Quintos da Bahia, Mucuri é uma espécie de Dubai ao inverso. Apesar de multimilionária, ou melhor, arquimilionária, sua população é privada de quase tudo ao aferirmos a qualidade e quantidade dos serviços públicos oferecidos e até inexistentes, se comparados aos custos exorbitantes contratados e pagos pela Prefeitura e, inexplicavelmente, pela Câmara Municipal.
Os representantes “legítimos” do povo de Mucuri, conhecidos vulgarmente como “VEREADORES”, se tornaram reféns da partilha milionária dos recursos que chegam todos os dias nas contas bancárias quase que intransitáveis do Município. As dificuldades e o congestionamento financeiro só ocorrem e acontecem quando o gestor se dá conta de administrar a fartura e o incomparável volume do entra-e-sai da grana arrecadada pelo “município”. Trata-se de um verdadeiro e espetacular engarrafamento de cheques, saques, ordens de pagamento, transferências, depósitos, recebimentos e outras tantas “operações financeiras”.
A Câmara de Mucuri já recebeu, até o encerramento desta edição, de janeiro a agosto de 2009, aproximadamente, a importância de R$ 3.200.000,00 (TRÊS MILHÕES E DUZENTOS MIL REAIS).
Mucuri não tem petróleo, mas tem uma arrecadação de dar inveja a todos os municípios localizados nos Quintos da Bahia. A indústria de celulose trouxe progresso, transformou a economia da região e do estado, uma verdadeira revolução histórica e titânica, digna de uma película a ser dirigida por Spielberg, preferencialmente.
Contrapondo-se ao desenvolvimento econômico, a administração pública (leia-se: o povo de Mucuri) tem passado por golpes financeiros, deixando-a a conhecer o progresso somente quando se dá conta que tal político virou fazendeiro ou um grande empresário. Aliás, ainda não caiu a ficha o porquê de tanto ódio da Suzano Papel e Celulose S/A.
Durante a primeira e a segunda sessão da Câmara Municipal, o atual presidente, juntamente com outros colegas, ocupou o seu precioso tempo no grande expediente para atacar ferozmente a citada empresa, que tem como culpa – aí eu afirmo com todas as letras – ser a principal fonte e patrocinar indiretamente a farra com nosso dinheiro naquela casa.
Não existe outro indicador ou registro que possa ser percebido pela comunidade, ou por quem quer que seja, sobre os efeitos resultantes da aplicação de toda a grana arrecadada nos últimos 15 anos pela “nossa” prefeitura, algo superior a 500 milhões de reais.
Os nossos representantes na Câmara Municipal ainda não ofereceram, até hoje, qualquer proposta séria, tampouco, manifestaram qualquer movimento em cumprir com suas atribuições institucionais. Com tanto dinheiro para administrar e uma folha de pagamento caritativa de nobres assessores para controlar, certamente não sobra tempo para fiscalizar absolutamente nada.
Sobre Dubai, além da megadiferença e o respeito no trato com o dinheiro e a coisa pública, ladrões e corruptos são condenados de maneira sumária, com aplicação de castigos que vão desde a decapitação de mãos e braços até o fuzilamento, acreditem! Já pensou se importássemos está norma?

Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com