Suzano anuncia expansão e mais
15 mil empregos
15 mil empregos

A Suzano é uma companhia de base florestal que está entre as maiores produtoras de papel e celulose da América Latina. Fundada em São Paulo, em 1924, o grupo tem 85 anos de trabalhos concentrados em duas linhas de produtos: celulose de mercado, vendida principalmente para produtores de diferentes tipos de papel em 47 países, sendo o foco as exportações, - e papel, vendido principalmente nos mercados latino-americanos, em especial no Brasil.
A empresa tem quatro unidades industriais: uma em Mucuri, no sul da Bahia, e três no Estado de São Paulo, as áreas florestais e as áreas dos fornecedores fomentados de madeira estão situadas em cerca de 40 municípios, no sul da Bahia, norte do Espírito Santo, interior de São Paulo e nordeste de Minas Gerais.
Conforme Cornacchioni, a empresa só em 2008 registrou um volume recorde de produção de 2,7 milhões de toneladas e recorde de vendas de 2,5 milhões de toneladas de papel e celulose de mercado, 29% acima do exercício anterior. “Batemos todos os recordes, na receita líquida tivemos uma elevação de 19% em relação a 2007, R$ 4,1 bilhões. E com a nova unidade, no Estado do Piauí, vamos continuar no topo, pois toda a produção de celulose será para abastecer o mercado externo, principalmente países como a China, Alemanha, Itália e Inglaterra, além de toda a América Latina. Será uma produção 100% para exportação”, pontuou o assessor de Relações Institucionais da Suzano.
Engajamento - O grupo, segundo o executivo Cornacchioni, investiu, em 2008, R$ 51 milhões em projetos sociais tanto ambientais como educacionais, onde 189 escolas municipais e mais de 42 mil crianças foram beneficiadas pelos programas Se Liga, Circuito, Campeão e Gestão Nota 10, Educar e Formar, em seis municípios da Bahia: Mucuri, Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas. “Acreditamos que a educação é a base fundamental para o crescimento de uma sociedade e para acelerar o desenvolvimento humano. O nosso foco é o ensino fundamental e os cursos técnicos, esses projetos são desenvolvidos juntamente com as prefeituras locais”, ressaltou.