Com a prospecção de novos mercados no Sul, Extremo-Sul e Sudoeste do Estado, em decorrência do início das obras de implantação do Gasoduto Sudeste-Nordeste (GASENE) – projeto que vem sendo acompanhado pelos Governos e Companhias Distribuidoras do Nordeste –, a Bahiagás expandirá sua área de atuação atendendo novos mercados. Mucuri, a última cidade do extremo-sul, que faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e mais 44 municípios serão beneficiados com a rede de gás natural a partir do ano que vem, segundo confirmação da empresa.
A Bahiagás tem investido na ampliação da rede de gasodutos no Estado e otimizado a malha de distribuição já existente, promovendo o atendimento ao mercado de Gás Natural em toda a Bahia. Implantou a infraestrutura para o recebimento do gás proveniente do Campo de Manati, maior campo não associado de gás natural do Brasil, com potencial para produção de 8 milhões de m³/dia de gás, possibilitando um incremento no atendimento do mercado industrial, e permitindo consolidar o fornecimento para os segmentos automotivo, residencial e comercial.
Em 2007, depois de um contrato firmado com o consórcio ERG Petróleo e Gás, a Bahiagás passou também a comercializar o gás do campo do Morro do Barro, na Ilha de Itaparica para recebimento de 35 mil m³/dia do gás natural, abrindo uma nova perspectiva para pequenos e médios empresários que exploram campos marginais. Este gás distribuído como Gás Natural Comprimido, atende, basicamente, ao segmento automotivo e atinge os mercados situados na Ilha de Itaparica e municípios próximos, como Santo Antônio de Jesus e Nazaré das Farinhas, fortalecendo a política de interiorização que visa disponibilizar o gás natural a um maior número de municípios baianos.
Em 2008, a empresa também investiu na construção de mais 23.268 m de gasodutos, o dobro do que foi construído em 2007, quando foi verificada a construção de 11.610 m. Ampliou sua carteira de clientes residenciais por meio de contratos firmados para a ligação de, aproximadamente, 26 mil unidades residenciais e estabelecimentos comerciais.
A Bahiagás também assinou contrato com a Petrobras, garantido o suprimento de gás natural da companhia com contratos definitivos para as modalidades firme-inflexível, firme-flexível e interruptível, além de um contrato de normas gerais, para tratar das questões técnicas. Esse acordo garantiu à Bahiagás um aumento considerável do volume de gás a ser comercializado, passando de 3,5 milhões de m³/dia (2007) para 5.1 milhões de m3/dia (2009). O contrato de suprimento de gás natural é válido por cinco anos renováveis. A segurança proporcionada por este novo acordo, aliada ao incremento da oferta de gás na Bahia, atenderá ao crescimento industrial e atrairá novos projetos para o Estado.