Ex-presidente da Câmara de Mucuri comemora a força do seu partido na Bahia, com novas e importantes filiações
Com o intenso troca-troca de partidos pelos políticos no dia 2 de outubro, prazo final para a filiação partidária daqueles que pretendem se candidatar nas eleições do próximo ano, o Partido Social Cristão (PSC) da Bahia foi o que registrou maior crescimento em nível nacional, com a entrada de cinco novos deputados federais. Em Mucuri, o presidente da legenda, Elvacy Venâncio dos Santos, comemorou: “Este fato só vem consolidar uma tendência de crescimento da nossa legenda, que reflete, também, a realidade do nosso Município, onde, nas eleições de 2008, elegemos dois vereadores e deixamos um suplente com quantidade expressiva de votos, além dos demais que compuseram nossa lista de candidatos”, disse Venâncio. Depois do PSC, os partidos mais procurados foram o PR e o PP.Na Bahia, estado brasileiro onde houve o maior troca-troca partidário de deputados federais esta semana, quando encerrou o prazo para filiações, agora é a fase de se brigar na justiça em busca de, ao menos, se tentar punir os "infiéis", conforme configura a lei de infidelidade partidária e neste sentido a guerra já foi iniciada.
O DEM já está na justiça cobrando o mandato de Jairo Carneiro e promete cobrar também o do deputado João Bonfim que deixou a sigla e migrou para o PDT. Há, inclusive, segundo os democratas, uma resolução da direção nacional do DEM que obriga o partido a tomar o mandato de qualquer parlamentar que deixe a legenda.
Seguindo o mesmo raciocínio, o PDT também já deixou claro que brigará mandato de Severiano Alves. Se por um lado Severiano afirma que foi autorizado pelo ministro Carlos Lupi para migrar para o PMDB, o presidente estadual da legenda Alexandre Brust, nega. "Lupi disse que não autorizou ele a fazer acordo com o PMDB. Se fez, é porque já estava lá há mais de um ano. Portanto, já estamos providenciando toda documentação para darmos entrada na Justiça Eleitoral".
E não para por aí. A deputada estadual Antonia Pedrosa, por exemplo, que trocou o PRP pelo PMDB, vai enfrentar um processo por infidelidade partidária na Justiça Eleitoral. O suplente da deputada, o ex-vereador de Salvador Eudorico Alves, afirmou que ingressa na próxima segunda-feira com o pedido para tirar o mandato de Pedrosa, já que ela não tinha motivo algum para deixar o PRP.
"Tenho certeza que vou ganhar essa ação porque o que a deputada Antonia Pedrosa fez foi infidelidade partidária. Ela agiu contra a Justiça Eleitoral", salientou o suplente, complementando que toda documentação contra a parlamentar já está sendo levantada.
No âmbito federal mudaram de partido Jairo Carneiro (do DEM para o PP), Severiano Alves (do PDT para o PMDB), Sérgio Brito (PDT para PSC), Luis Bassuma (PT para PV), José Carlos Araújo (PR para PDT) e Márcio Marinho (PR para o PRB).
PMDB foi o que mais perdeu
Nacionalmente, o partido que mais perdeu deputados foi o PMDB – saíram sete deputados e entraram dois, o que dá um saldo de cinco parlamentares. Do DEM, saíram quatro. No PDT, saíram três e entrou um. Dois parlamentares deixaram o PT. O PSDB perdeu um e ganhou dois. Deixou o PV um e entraram dois.