Venâncio ressalta crescimento do PSC
Ex-presidente da Câmara de Mucuri comemora a força do seu partido na Bahia, com novas e importantes filiações
Com o intenso troca-troca de partidos pelos políticos no dia 2 de outubro, prazo final para a filiação partidária daqueles que pretendem se candidatar nas eleições do próximo ano, o Partido Social Cristão (PSC) da Bahia foi o que registrou maior crescimento em nível nacional, com a entrada de cinco novos deputados federais. Em Mucuri, o presidente da legenda, Elvacy Venâncio dos Santos, comemorou: “Este fato só vem consolidar uma tendência de crescimento da nossa legenda, que reflete, também, a realidade do nosso Município, onde, nas eleições de 2008, elegemos dois vereadores e deixamos um suplente com quantidade expressiva de votos, além dos demais que compuseram nossa lista de candidatos”, disse Venâncio. Depois do PSC, os partidos mais procurados foram o PR e o PP.

Na Bahia, estado brasileiro onde houve o maior troca-troca partidário de deputados federais esta semana, quando encerrou o prazo para filiações, agora é a fase de se brigar na justiça em busca de, ao menos, se tentar punir os "infiéis", conforme configura a lei de infidelidade partidária e neste sentido a guerra já foi iniciada.

O DEM já está na justiça cobrando o mandato de Jairo Carneiro e promete cobrar também o do deputado João Bonfim que deixou a sigla e migrou para o PDT. Há, inclusive, segundo os democratas, uma resolução da direção nacional do DEM que obriga o partido a tomar o mandato de qualquer parlamentar que deixe a legenda.

Seguindo o mesmo raciocínio, o PDT também já deixou claro que brigará mandato de Severiano Alves. Se por um lado Severiano afirma que foi autorizado pelo ministro Carlos Lupi para migrar para o PMDB, o presidente estadual da legenda Alexandre Brust, nega. "Lupi disse que não autorizou ele a fazer acordo com o PMDB. Se fez, é porque já estava lá há mais de um ano. Portanto, já estamos providenciando toda documentação para darmos entrada na Justiça Eleitoral".

E não para por aí. A deputada estadual Antonia Pedrosa, por exemplo, que trocou o PRP pelo PMDB, vai enfrentar um processo por infidelidade partidária na Justiça Eleitoral. O suplente da deputada, o ex-vereador de Salvador Eudorico Alves, afirmou que ingressa na próxima segunda-feira com o pedido para tirar o mandato de Pedrosa, já que ela não tinha motivo algum para deixar o PRP.

"Tenho certeza que vou ganhar essa ação porque o que a deputada Antonia Pedrosa fez foi infidelidade partidária. Ela agiu contra a Justiça Eleitoral", salientou o suplente, complementando que toda documentação contra a parlamentar já está sendo levantada.

No âmbito federal mudaram de partido Jairo Carneiro (do DEM para o PP), Severiano Alves (do PDT para o PMDB), Sérgio Brito (PDT para PSC), Luis Bassuma (PT para PV), José Carlos Araújo (PR para PDT) e Márcio Marinho (PR para o PRB).

PMDB foi o que mais perdeu

Nacionalmente, o partido que mais perdeu deputados foi o PMDB – saíram sete deputados e entraram dois, o que dá um saldo de cinco parlamentares. Do DEM, saíram quatro. No PDT, saíram três e entrou um. Dois parlamentares deixaram o PT. O PSDB perdeu um e ganhou dois. Deixou o PV um e entraram dois.

Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com Image Hosting by PictureTrail.com