Estudantes de Mucuri tem até 3 de novembro para se inscrever no vestibular da Uneb
Com a prorrogação do prazo, os estudantes de Mucuri que irão prestar o vestibular no campus Teixeira de Freitas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) terão até dia 3 de novembro o prazo para fazer a inscrição. O procedimento é realizado exclusivamente pela internet, nos endereços www.vestibular.uneb.br ou www.consultec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 80 e deve ser paga de preferência nas agências do Banco do Brasil. A instituição oferece 7.620 vagas distribuídas em 145 cursos, nas modalidades presencial (5.415) e de ensino a distância (2.205), espalhados pelos campi da Uneb sediados em 24 municípios baianos, além dos 20 polos de ensino a distância que estão autorizados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
O campus da Uneb de Teixeira de Freitas oferece os seguintes cursos: Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia.
Os cursos mais procurados no vestibular são os da área de saúde (enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e farmácia) e o de direito. Pioneira na implantação do sistema de cotas no País, a universidade reserva 40% das vagas para os candidatos negros de escolas públicas e 5% para os indígenas.
Por conta dos dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 5 e 6 de dezembro –, a data para a seleção da universidade estadual, que antes estava agendada para os dias 6 e 7 , agora será feita em 20 e 21 de dezembro. Já a data da prova de habilidade específica para candidatos ao curso de desenho industrial será aplicada em 10 de janeiro de 2010.
No site do vestibular da Uneb, está disponível o manual do candidato, no qual os interessados poderão esclarecer todas as dúvidas, inclusive verificando os critérios para a escolha da cidade onde poderão fazer as provas.
Obras literárias - Com a mudança da data da prova, os estudantes ganham mais tempo para aprofundar a leitura das obras literárias sugeridas pela Uneb. Da relação constam os títulos Tenda dos Milagres, de Jorge Amado; As Meninas, de Lygia Fagundes Telles; Bagagem, de Adélia Prado; Teoria do Medalhão e o Homem que Sabia Javanês, de Machado de Assis/ Lima Barreto; Essa Terra, de Antônio Torres; e Cadernos Negros – Poesia , Antologia do Fundo Nacional de Cultura/ Minc.