Emancipação de Itabatã
deverá respeitar unidade cultural
deverá respeitar unidade cultural

Enquanto isso, propostas e sugestões vão se acumulando ao dispositivo legal de emancipação das localidades. A Proposta de Emenda à Constituição 93/07, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), estabelece que na criação, fusão ou desmembramento de municípios deverão ser preservadas a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano. Além disso, a PEC determina que o processo deverá ser regulado por lei estadual aprovada com pelo menos 12 meses de antecedência em relação às eleições municipais.
A proposta altera o artigo 18 da Constituição, que trata da organização político-administrativa dos municípios. É mantida a obrigatoriedade de a mudança ser aprovada em plebiscito pela população diretamente interessada, e também da realização de estudo de viabilidade municipal, previamente publicado na forma de lei complementar estadual.
De acordo com o autor, objetivo da PEC é "permitir que os distritos que preencham todos os requisitos necessários possam transformar-se em municípios".
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram criados mais de 1,4 mil municípios após a Constituição de 1988. O número representa quase 25% de todos os municípios existentes atualmente no Brasil.